Eu, tu, ele, nós, vós, eles. Todos temos problemas na medida que eles existem de todos os gêneros e espécies. É problema para todos os "gostos e apetites"! Todos, sem exceção, temos problemas. (Essa é uma das poucas assertivas não relativas na história da humanidade).
Por conseguinte, cada um escolhe, voluntária ou involuntariamente, lidar, enfrentar, passar pelos seus problemas de formas diversas. Uns mais otimistas, outros mais pessimistas, cada um dá a sua "cara", o seu jeitão, no lidar com as diferentes adversidades que a vida inevitavelmente nos apresenta.
Em 2013, tive a separação de um relacionamento de 13 anos, perdi um emprego que amava, descobri uma insuficiência renal e cardíaca e, para completar o quadro, minha mãe descobriu um câncer que, por fim, a levou deste plano 2 anos depois. É amigo, não se pode dizer tive um ano fácil. De forma que foi inevitável a mudança do que eu chamava "plano de vida". Entendi que a vida me dizia: Ei, cara, pare e pense! Onde você está? Para aonde você estava indo? Para aonde você deveria ir?
Não, não se tratam de reclamações as minhas palavras aqui registradas. Como eu disse no início, todos, sem exceção têm problemas, incluindo este despretensioso escritor. O que transcrevo aqui é a minha humanidade, a minha fragilidade, a minha expectativa de, talvez, só talvez, entrar em contato com o seu sentimento, querido leitor, querida leitora. Dividir que estamos todos no mesmo barco. Estamos todos navegando, uns mais cientes de sua direção, outros completamente perdidos, mas todos a navegar em direção a algum lugar. Será que você sabe para aonde está indo?
O dicionário diz o seguinte: o ser é humano por distinguir-se dos outros animais por agir com racionalidade. Eu não poderia discordar tão frontalmente da incompletude uma afirmação como essa. Como assim somos racionais? Se assim o fôssemos, o mundo não estaria como está. Sim, somos eventualmente racionais, mas de forma sobremaneira somos seres emocionais. O que é o amor maternal? Darwinismo somente? O que é sentir a perda de um ente querido, uma perda irreparável que nem o tempo curará em sua plenitude? Frescura? Pergunte a uma mãe cujo filho a deixou por uma fatalidade e talvez, talvez!, você escutará o que é a verdadeira descrição de vazio, vácuo. Mas escute com o coração, porque seu ouvido não é capaz de entender essa dor, esse sentimento. Mas se você optar ouvi-la pela razão, com seus ouvidos, você muito provavelmente irá chamá-la de louca, e nesse caso, é melhor você próprio procurar um psiquiatra.
O que observei é que ser humano é ser sentimento. É sentir a si e sentir o outro. Complexo, não? É compreender, como disse, uma conversa com o coração e entrar em contato com uma forma de saber onde palavras não mais importam, e que é através do coração onde se dará a verdadeira audiência. Como um pai sabe que ama seu filho? Ou um filho sabe que ama uma mãe? Como você sabe que ama um amigo? Por ouvi-lo com as orelhas? Por gestos? Não, tem certas certezas que se têm e não se explicam. Porque parece ser o coração o órgão onde a verdadeira inteligência nos torna o que somos: humanos.
Por fim, quero dizer que estou longe de ser Dalai Lama, Buda, ou um Iluminado. Não. Eu sou Danilo mesmo, pai de duas crianças, marido, filho, irmão, homem simples e que está aqui dividindo e pensando junto de você, querido leitor, querida leitora, sobre esses grandes eventos que a vida inopinadamente nos apresenta. Se ela ainda não os apresentou, ótimo mas sempre repense onde você está e para aonde está indo. Mas, por outro lado, se ela já o fez parar para pensar sobre sua trajetória...lembre-se: é no coração onde realmente vamos ouvi-la.
Caro amigo,estamos juntos💪 Você,é um importante testemunho de FÉ,coragem pra enfrentar momentos difíceis. Entendo esse sentimento de perda, do qual fala. Já perdi pai, mãe e marido. Experimento esse vazio de que fala, muitas vezes, mas em seguida surge a companheira fiel, a "saudade", que ao mesmo tempo que dói, preenche os espaços. Você, tenho certeza, ajuda ou vai ajudar, à muitas pessoas,com sua FÉ. Que não remove montanhas, mas ajuda na ultrapassagem. Me sinto grata a DEUS,por conhecer seres humanos como você. Aproveite sua proximidade com DEUS, pois quanto mais necessitamos, mais ELE se faz presente. Abraço afetuoso, amoroso 😚😚😚😚😚🙏🙏🙏
ResponderExcluir