Esse indesejável convidado, chamado insuficiência renal, é um cara mega exigente.
Andei afastado destas letras por longo período, muito (senão exclusivamente) por minha inabilidade de lidar com ele. A gente tem paciência, resiliência, fé!, mas a gente não tem sangue de barata! :)
Viver já está difícil o suficiente para uma vida com esbanjamento de saúde, some as dificuldades da falta dessa e você vislumbrará o meu cenário. Não, não....não se trata de autopiedade. Trata-se de enxergar as coisas como elas são. Quer entender o problema do outro?! Submeta-se a ele, integralmente. Só assim é possível igualar-se no enfrentamento dos desafios deste ou daquele modo.
Mas se tem esse cenário que ninguém deseja para si, por outro lado, a navegação da vida continua a seguir para todos e todos com a obrigação de bem navegá-la; e é isso que que tenho ainda tentado fazer.
Mudei de técnica(?) de hemodiálise. Antes usava um catéter (você pode ver aqui uma gravação de uma cirurgia de implante desse cateter: https://www.youtube.com/watch?v=5Y6ns9-Gu4o). Agora, faço a diálise pela fístula que tenho em meu punho esquerdo. As agulhas da sessão de diálise realmente são um incômodo - imagine uma agulha da espessura de um dente de um garfo-, mas é melhor assim pois, em relação ao catéter, evitam-se substancialmente os riscos de infecções.
Bom, sigo a rotina de visitar a clínica 3x na semana, na parte da manhã. Acordar 6am, 7am estar conectado à máquina até 11am e sair de lá umas 11.30am. Não é tão chato, mas não é tão bacana. Na verdade, não tem nada de bacana :) Aproveito para tentar ler um livro, estudar, ouvir uma música...mas o humor da circunstância nem sempre permite uma concentração suficiente para o avanço da atividade.
Incrível mesmo é passar por essas adversidades, chorar, ficar com raiva, sentir dor, ficar de mau humor, ter as discussões mentais com Deus e, após algum tempo, começar a enxergar as respostas que você tanto se faz....maravilhosamente a experiência vai te dando clareza e significado da construção de um ser humano mais observador, sereno, responsável, humilde....
Deus tem caminhos muito esquisitos pra me ensinar a viver melhor....mas eu tenho que admitir: não é que tem funcionado? Sigamos em frente na Escola da Vida :)